Links de Pular

Seminário Santa Teresinha

Seminário Santa Teresinha

Quase nove décadas formando sacerdotes para a Igreja de Mossoró

O Seminário Santa Teresinha é uma das instituições mais importantes da história da Diocese de Santa Luzia de Mossoró. Sua trajetória se confunde com a própria caminhada da Igreja diocesana, marcada pela formação humana, espiritual, intelectual e missionária de gerações de sacerdotes.

CAPÍTULO 01

As origens e a fundação

A Diocese de Mossoró foi canonicamente erigida em 1934, mas o primeiro bispo, Dom Jaime de Barros Câmara, iniciou seu pastoreio apenas em 26 de abril de 1936. Desde os primeiros passos à frente da Diocese, Dom Jaime alimentou o desejo de construir um seminário para formar os futuros sacerdotes da Igreja local.

O projeto ganhou forma rapidamente. Em 2 de fevereiro de 1937, foi inaugurado o Seminário Santa Teresinha, com 24 seminaristas — grande parte deles despertados durante a primeira visita pastoral realizada por Dom Jaime às paróquias da Diocese.

O próprio bispo assumiu a função de primeiro reitor, auxiliado pelo Monsenhor Leão, diretor espiritual, e pelos seminaristas catarinenses Ivo Caliari, Arlindo Thisen e Saul Sombrio, que atuaram como os primeiros professores. Já o seminarista Huberto Bruening foi enviado ao Seminário de Fortaleza para concluir os estudos teológicos.

1937
ano da fundação do seminário, com a turma inaugural de 24 seminaristas.
+85 anos
de formação presbiteral a serviço da Igreja de Mossoró e do povo de Deus.
CAPÍTULO 02

Primeiras reitorias e os Lazaristas

Em 1941, Dom Jaime foi transferido para a Arquidiocese de Belém do Pará. No ano seguinte, a reitoria passou ao padre Miguel Guimarães Nunes, permanecendo apenas até 1942. Em seguida, o padre Huberto Bruening assumiu a direção do seminário, permanecendo até 1946.

“Mesmo em poucos anos, deixou marcas profundas na vida da instituição, sendo lembrado com carinho por seus formandos.”

— Sobre o padre Huberto Bruening, à frente do seminário até 1946

Diante das dificuldades para manter um corpo docente estável, Dom João Batista Portocarrero Costa convidou os padres da Congregação da Missão, conhecidos como Lazaristas, para assumirem a formação seminarística. Os padres holandeses permaneceram à frente do Seminário Santa Teresinha entre 1947 e 1961.

Entre os nomes marcantes desse período estão os padres Francisco Jansen, João Batista Hennekam e Nicolau Graaf. O padre Francisco Jansen, primeiro reitor dessa fase, posteriormente tornou-se bispo em Adis-Abeba, na África.

CAPÍTULO 03

O retorno dos diocesanos e o fechamento

Em 1962, o Seminário voltou a ser dirigido por padres diocesanos. O padre José Freire de Oliveira Neto, que futuramente se tornaria bispo diocesano, assumiu a reitoria. Também integravam a equipe formativa o padre Edson Cabral, como diretor espiritual; o padre José Zilmar, disciplinário; e o cônego Raimundo Gurgel, ecônomo.

Uma mudança significativa naquele período foi a transferência das aulas para o Colégio Diocesano. Até então, era comum que os seminários mantivessem toda a formação acadêmica dentro de suas próprias instalações.

O padre José Freire permaneceu à frente do Seminário até 1969, quando foi decidido o fechamento da instituição, em sintonia com a realidade vivida por diversas dioceses naquele período pós-Concílio Vaticano II, quando muitos seminários passaram a dar espaço à formação de lideranças leigas. Em Mossoró, na Praça dos Hospitais, o antigo prédio do Seminário transformou-se em centro de treinamento pastoral, função que permanece até os dias atuais.

LINHA DO TEMPO — DA CAPELA À CIDADE

1934

Criação canônica da Diocese de Mossoró. Nasce o desejo de formar o clero local.

1937

Inauguração do Seminário Santa Teresinha, em 2 de fevereiro, com 24 seminaristas.

1947

Os padres Lazaristas assumem a formação seminarística, permanecendo até 1961.

1962

Retorno dos padres diocesanos; o padre José Freire de Oliveira Neto assume a reitoria.

1969

Fechamento do Seminário, no contexto pós-Concílio Vaticano II.

1984

Reabertura do Seminário, por decisão de Dom José Freire de Oliveira Neto.

2006

Início da formação filosófica do Seminário Maior, em parceria com a UERN.

2010

Início oficial da Faculdade de Teologia reconhecida pelo MEC.

CAPÍTULO 04

A reabertura e uma nova geração

Mesmo nesse contexto, o reitor da época, o padre Francisco Canindé dos Santos, sentiu-se impulsionado a manter viva a promoção vocacional. Em Assú, instalou um centro vocacional voltado à preparação de jovens candidatos ao sacerdócio para o Seminário Maior, em Recife. A experiência aconteceu entre 1978 e 1983.

Em 1984, Dom José Freire de Oliveira Neto decidiu reabrir o Seminário Santa Teresinha, em Mossoró, retomando oficialmente a formação seminarística na Diocese. Nos primeiros anos, o reitor foi o padre José do Vale (in memoriam). Posteriormente, o próprio Dom José Freire assumiu a função, contando com a colaboração de seminaristas estagiários.

Em 1994, após sua ordenação sacerdotal, o padre Flávio Augusto Forte Melo — hoje pároco da Paróquia de Pau dos Ferros, no Alto Oeste Potiguar — assumiu a reitoria, permanecendo até 1999. Após período de estudos em Roma, retornou à função entre 2001 e 2003. Durante sua ausência, o seminário foi dirigido pelo padre João Alfredo de Miranda Mota.

Na sequência, o padre Talvacy Chaves, hoje diretor da FM Rural, esteve à frente da instituição até 2007, quando passou a missão ao padre Francisco Crisanto. Durante muitos anos, ele conduziu a formação seminarística com a colaboração dos padres Francisco Cornélio, como vice-reitor, e João Batista do Nascimento, diretor espiritual.

Desde sua fundação até 2006, o Seminário Santa Teresinha funcionou exclusivamente como Seminário Menor, preparando os jovens para o Seminário Maior, que ao longo das décadas teve sedes em São Leopoldo (RS), Recife, Roma, Cajazeiras e João Pessoa.

CAPÍTULO 05

O Seminário Maior e a formação hoje

Com a chegada de Dom Mariano Manzana ao governo pastoral da Diocese, em 2004, iniciou-se um novo projeto: implantar também o Seminário Maior em Mossoró. Em 2006, começou a formação filosófica em parceria com a UERN. Paralelamente, foi desenvolvido o projeto de criação de uma Faculdade de Teologia reconhecida pelo MEC, oficialmente iniciada em 2010. Nesse período, Dom Mariano também enviou seminaristas para estudos em Roma, visando à formação de futuros professores de Teologia para a Diocese.

Atualmente, a formação oferecida pelo Seminário Santa Teresinha segue as Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil, em sintonia com os documentos da CNBB e com a Exortação Apostólica Pastores Dabo Vobis, do Papa João Paulo II.

Dimensões integradas

O processo formativo busca integrar as dimensões humano-afetiva, comunitária, espiritual e intelectual, formando sacerdotes discípulos missionários e servidores do povo de Deus.

Diretrizes da Igreja

A caminhada formativa segue os documentos da CNBB e a Exortação Pastores Dabo Vobis, em fidelidade ao magistério e à tradição da Igreja.

Espírito missionário

Além da formação acadêmica e pastoral, o seminário promove experiências missionárias, especialmente na região Norte do país, fortalecendo o espírito missionário da Igreja.

Atualmente, o Seminário Santa Teresinha tem como reitor o padre Alison Felipe de Moura e vice-reitor o padre José Vitor dos Santos. O bispo diocesano é Dom Francisco de Sales Alencar Batista.

Comunicação

Acompanhe a vida vocacional e formativa do Seminário Santa Teresinha pelos canais oficiais da Diocese de Mossoró.